sexta-feira, maio 20, 2005

Festival de Cannes

«Alice» premiado em Cannes .

O filme de Marco Martins, «Alice», recebeu hoje o prémio «Regards Jeunes» para o Melhor Filme da Quinzena dos Realizadores, no 58º Festival Internacional de Cannes, divulgação a cargo da distribuidora, Atalanta Filmes.
«Alice», que estreou em Cannes segunda-feira, é a primeira longa-metragem do jovem realizador Marco Martins, também responsável pelo argumento, e conta com a participação dos actores Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Miguel Guilherme, Ana Bustorff e Laura Soveral.


O filme, que conta a história de uma jovem rapariga de 10 anos, que desaparece misteriosamente da casa da mãe. Mário lança-se numa busca desesperada pela sua filha.O seu método é muito rigoroso: para não pôr de parte nenhuma hipótese de encontrar a sua filha, visualiza e analisa sistematicamente os registos das câmaras de segurança que estão em toda a cidade. Milhares de caras de crianças são por isso filmadas, e depois fotografadas, ampliadas e afixadas nas paredes de Mário, sendo que entre elas, uma, será a de Alice, película que só estreará em Portugal depois do Verão.


O prémio «Regards Jeunes», criado pelo Ministério da Juventude francês, é atribuído por um júri constituído por jovens cinéfilos de toda a Europa, entre os 18 e os 25 anos.

Mas foi meu privilégio, visionar hoje parte desta obra cinematográfica, que mais uma vez
eleva o esplendor de Portugal.

Em 1997 Marco Martins começa uma carreira de realizador em anúncios publicitários. Faz um intervalo para criar a sua produtora em 1999 "Mistério dos Filmes" que é hoje uma das produtoras de filmes publicitários mais reconhecida em Portugal, tendo obtido vários prémios internacionais. Estagiou na produção de filmes de Wim Wenders, Manoel de Oliveira e Bertrand Tavernier; Trabalhou como assistente de realização de João Canijo.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial