domingo, novembro 06, 2005

Fome aumenta drasticamente em Portugal

È uma conta que não entra em nenhuma estatística, mas em Portugal podem existir mais de duzentas mil pessoas com fome. As principais causas apontadas são o desemprego e o baixo valor das prestações sociais.
As histórias são no mínimo arrepiantes quando sabemos que em pleno século XXI, num país dito desenvolvido, os casos de fome mostram afinal um Portugal escondido e pobre. Em 1996 o Governo Português juntamente com mais 187 países, comprometia-se a garantir o alimento a todas as pessoas, hoje duzentas mil passam fome, número que pode disparar para um milhão.
A realidade dura de quem não tem o que comer, é na maioria dos casos escondida, as filas para receber sopa e pão são cada vez maiores, mas há muita gente que não aparece…
O aumento do desemprego veio degradar a situação, os baixos valores da prestação social também não ajudam, há quem seja obrigado a escolher entre comer ou a pagar a prestação da casa, há quem conte o dinheiro que sobra para comprar alimentos, muitas das vezes não sobra…
As críticas são apontadas ao Governo pela inércia em resolver, ou pelo menos em minimizar o problema, mas o dedo é apontado também á sociedade civil, temos que ser mais exigentes para podermos ajudar.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial