terça-feira, fevereiro 06, 2007

Segurança e Internet

No Dia Europeu para uma Internet mais segura, a Comissão Europeia quer chamar a atenção para os riscos para os utilizadores mais jovens.
O projecto de investigação "Miúdos europeus on-line” mostra que o debate em Portugal sobre este tema é ainda escasso.Os pais portugueses têm pouca noção dos riscos que a Internet pode representar para os seus filhos - esta é uma das conclusões de um estudo europeu, que revela que muitos progenitores não estabelecem quaisquer regras de segurança para a navegação on-line.
Cristina Ponte, coordenadora da equipa portuguesa do projecto, explica como é que os adultos podem ajudar os jovens cibernautas - tendo conversas sobre segurança, alertando-os para os riscos: sites impróprios e manipulação de imagens.
Mas, o problema da segurança da Internet não passa só pelos vírus, é também uma questão de comportamento social. As crianças e jovens fornecem dados pessoais a estranhos, nos “chats” e em sites de partilha de informação.
Assim, cabe aos pais ensinar os filhos a proteger a sua identidade na Internet, como fazem na rua com estranhos. Afinal, “a Internet é um espaço onde eles se abrem para o mundo”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial