quinta-feira, dezembro 08, 2005

Degradação de património. Escola primária das Courelas da Amoreirinha.





Longe vão os tempos em que a construção de escolas proliferou por todo o território nacional, uma tentativa de combate ao analfabetismo. O processo de envelhecimento demográfico que o país tem conhecido é visível pelo estreitamento que traduz a redução dos efectivos populacionais jovens em consequência dos baixos níveis de natalidade, pelo alargamento que corresponde ao acréscimo de efectivos populacionais, resultante do aumento da esperança de vida.
Logo podemos concluir que a população portuguesa está envelhecida, facto que podemos constatar, e que é bem visível no nosso concelho. Nem todos nós poderemos dizer que o “local” onde aprendemos o ba bá, ainda está em pleno funcionamento, pelo facto que já mencionei atrás; em consequência desta matéria a maioria das escolas fecharam. O que na minha opinião é um problema sério, por um lado a falta de alunos e por outro a degradação dos edifícios que fazem parte do nosso património. Aqui eu apelo ao poder local para que faça algo em prol desta questão! O restauro destes edifícios é urgente, e é mais valia para a identidade deste património que tanto nos está enraizado em nossa memória. Por vezes com a ajuda e boa vontade de todos pode ria-mos ter a recuperação destas escolas, e ao nos aproximarmos destes locais sentiríamos orgulho e paz interior ao verificarmos que a sua conservação é a alegria de todos os que por ali passaram, todos o que ali aprenderam, todos os que leccionaram e todos os que ali trabalharam…

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

È uma tristeza verificarmos que a maior parte do nosso património se está a degradar; e o poder local sem nada querer fazer. Só lhes interessa gastar os fundos com projectos temáticos e sem fundamento e com tão pouco dinheiro poderia ser restaurados edifícios tão emblemáticos como é o caso das escolas.

11:44 da tarde  
Blogger River disse...

Pois é... quase todas as semanas qdo passo pr ali, penso que aquilo podia/devia levar uma volta!

Á tempos ouvi falar de um programa de recuperação de antigas escolas primárias desactivadas, por privados que as compram ao estado por preços razoáveis, e as transformam para ahabitação ou comércio/turismo... Talvez fosse uma solução!

8:09 da tarde  
Blogger Freixo disse...

De 1962 a 1966, frequentei esta escola,e, sob a batuta da Sra. Professora Maria Ferreira Gonçalves, adquiri o meu primeiro "canudo". Aprendi a respeitar, a honrar a minha Bandeira e a cantar o Hino Nacional.
Comecei aí a ser um Homem.

10:57 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial