sexta-feira, março 31, 2006

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral


AVC mata três portugueses por dia.
O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) assinala-se hoje e é uma oportunidade para alertar a população para uma doença que, em Portugal, mata três pessoas por hora. É a principal causa de morte no país.
O AVC é considerado uma "catástrofe evitável", apesar de causar a morte de cerca de 575 mil pessoas por ano na Europa, segundo dados da Aliança Europeia para o AVC (SAFE). Em Portugal, três pessoas morrem por hora, tornando o AVC na principal causa de morte no país.O AVC é igualmente a principal causa mundial de incapacidade, impondo, por isso, "gastos significativos ao nível dos sistemas de saúde".De acordo com o livro "Risco Cardiovascular Global", uma edição apoiada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, apesar dos números "alarmantes" dos acidentes cardiovasculares, uma abordagem adequada dos factores de risco por parte dos médicos e o correcto cumprimento das terapêuticas por parte dos doentes poderão torná-los evitáveis.Os principais factores de risco são o sedentarismo, uma alimentação inadequada, a obesidade, o tabagismo, a hipertensão arterial, o colesterol elevado e a diabetes.Um estudo recentemente realizado indicou que cerca de 125 mil mortes por AVC poderiam ser evitadas, num período de cinco anos e meio, através do melhor acompanhamento e tratamento da hipertensão. "A implementação de um programa de prevenção, quer primária, quer secundária, pode permitir baixar a taxa de morbilidade e mortalidade existente em Portugal", referem os autores do livro.
Lusa

quinta-feira, março 30, 2006

Atrasos e Pontualidade

Geralmente sou pontual, mas tem vezes em que me atraso ligeiramente. Levo mais tempo a usar o tempo (há quem diga que faz parte do nosso encanto pessoal...).Mas quando (e se) me atraso, é por não gostar nada, mas nada, de me adiantar.

quarta-feira, março 29, 2006

The Lee Evans Trio

Pelo Mundo fora descobrimos talentos espantosos, que nos divertem e que nos fazem esquecer os momentos menos bons da vida. È mais um magnifico vídeo que quero compartilhar convosco.

Descobri.

Que há pessoas que se atravessam no nosso caminho e nos modificam. Emociona-me pensar que, sem algumas delas, não seríamos o que somos, e que, mesmo tendo isso em mente, nem sempre lhes sabemos dar o devido valor, nem lhes agradecemos suficientemente e com fervor. Aqui e ali, deliciamo-nos com bocadinhos da alma de outras pessoas; essas memórias acompanham-nos, e às tantas, já não conseguimos distinguir o que é nosso do que lhes pertence a elas. As pessoas, todas as pessoas, são feitas com "fragmentos" de outras.

segunda-feira, março 27, 2006

GNR detém dois suspeitos de caça ilegal em Coruche

Dois homens, de 23 e 36 anos, foram detidos no fim-de-semana em Coruche, por suspeita de caça ilegal, quando já haviam abatido dois coelhos, informou hoje o Grupo Territorial de Santarém da GNR.
Segundo a GNR, as detenções ocorreram ao início da madrugada de sábado, quando uma patrulha abordou a viatura dos suspeitos, imobilizada na berma da faixa de rodagem na Estrada Nacional 114-3.
O condutor pôs-se em fuga, "tentando o abalroamento da viatura da Guarda", vindo a ser detido pouco depois.
Aos dois suspeitos foram apreendidas uma arma semi-automática de caça de cinco tiros, 45 cartuchos, um dos quais de zagalote e dois de bala.
Presentes ao Tribunal de Santarém, os dois indivíduos ficaram sujeitos a termo de identidade e residência.
Entretanto, na mesma madrugada, em Marinhais, a GNR deteve dois indivíduos residentes na localidade, um de 39 anos, por posse de arma branca proibida (uma catana), e outro de 28 anos, por posse de cerca de 500 doses de haxixe.
As detenções ocorreram após desacatos junto a bar no Granho, no concelho de Salvaterra de Magos, onde vários jovens se terão envolvido em agressões físicas.
Lusa

domingo, março 26, 2006

A música... em mim como um sentimento.

Falo de sentimentos, falo de pessoas... Valorizo o que mais preciso, o que no Inferno me mostra um pouco do Paraíso... mas nunca falei na música como um sentimento que vai bem fundo, na minha alma, e a música, pra mim, também é isso... Mensagem camuflada, personalizada por mim que me liberta a mente e o espírito, me desperta para novos horizontes, para novos caminhos, sentimentos ou simplesmente para o dia de amanhã... Que me adormece e me acorda... Que me ocupa o tempo... que me liberta das agonias e streesses... Que me acompanha na solidão... Que quebra o silêncio na imensidão da noite e do dia, na imensidão do meu eu, na imensidão da saudade... Sem música, sem letra, sem som, sem uma melodia, eu não existia... Faz parte de mim, do meu passado, do meu presente e do meu futuro... Esteja eu alegre, triste, divertido ou dramático ela está lá... esteja eu só ou acompanhado ela está lá... Seja de que forma for, ela está... E eu gosto, gosto mesmo!
Por isso quero partilhar convosco esta música desta excelente cantora, que recentemente editou mais um álbum. Kelly Clarkson.

quinta-feira, março 23, 2006

segunda-feira, março 20, 2006

Salão Internacional do Automóvel de Portugal

domingo, março 19, 2006

Há dias

Há dias em que até parece que nem precisamos de nos esforçar muito para o dia correr bem... é só mostrar um sorriso aqui, alguma disponibilidade ali, espremer um bocadinho o tempo e...aproveitar os preciosos momentos que passamos ao lado dos que nos são mais queridos. Bem aproveitadinho, um dia pode dar para fazermos tudo aquilo que temos e queremos fazer. É preciso é ter alguma coragem para nos mexermos.Post(o) isto...até amanhã.

Querido Pai!

Hoje apenas um desejo habita no meu coração e no meu pensamento. È um desejo bem simples, mas muito sincero: Tudo o que eu quero neste dia é que tenhas um dia muito especial, e que possamos celebrar este Dia do Pai em cima de harmonia e felicidade.
Que este dia sirva para que recarregues as tuas baterias; que as manifestações de amor que recebes te tragam mais fé e esperança para continuar a buscar os teus objectivos com todo o afinco e dedicação que sempre marcam a tua vida.
Pai, que este 19 de Março, seja muito feliz para ti, e que muitos iguais a este se repitam.

sábado, março 18, 2006

E quando o semáforo está verde? Que fazer?

Quando não se...

Quando não se tem nada a dizer... mas se sente a falta de dizer algo... o que dizer? Será que por não ter palavras bonitas, graves ou cómicas me encontro num vazio? Talvez. Ou talvez apenas sinta que tudo corre como é, que tudo está... normal. Porque dentro da normalidade cabe tudo, desde que nos sintamos normais com isso. Ou amorfos. E vazios de vida.

quinta-feira, março 16, 2006

Câmara de Coruche suspende obras até Maio

A Câmara de Coruche e o empreiteiro responsável pela requalificação na rua da Bica, no Rebocho, chegaram a acordo para a suspensão da adjudicação da empreitada por um período de quatro meses.
A suspensão tem efeitos desde 1 de Fevereiro até 1 de Maio e, segundo o presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes (PS), tem em vista permitir que se faça o assentamento de terras da parte já intervencionada.
“Suspendeu-se a colocação da segunda camada de asfalto para permitir a compactação das terras. A rua já tem uma camada de asfalto e, a pedido do empreiteiro, chegámos a acordo para parar e não haver problemas de futuro”, adiantou o autarca.
Não colocando objecções à deliberação camarária, o vereador da CDU, António Soares, sempre foi sugerindo que obras futuras que incluem a colocação de saneamento básico e de asfalto em fases diferentes.
“Uma empreitada para o saneamento e outra empreitada para a colocação de asfalto será melhor opção para não dar razões aos empreiteiros para solicitarem prorrogações injustificadas de prazos”, referiu.

Mirante On-Line

Lixo

quarta-feira, março 15, 2006

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

No dia 15 de Março de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, enunciou quatro direitos fundamentais do consumidor, numa declaração ao Congresso norte-americano. Actualmente o dia 15 de Março é comemorado como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
A declaração de John Kennedy terá levado ao reconhecimento internacional de que todos os cidadãos, independentemente da sua situação económica ou condição social, têm direitos enquanto consumidores.
Ao longo dos anos, desenvolveu-se a protecção jurídica do consumidor, com a multiplicação de iniciativas de regulamentação nos mais diversos países.
Em Portugal, os direitos dos consumidores têm hoje a dignidade de direitos fundamentais constitucionalmente consagrados, estando no bom caminho para que a sua eficácia seja consumada.

As contramão

Nos últimos tempos têm sido bastante frequente serem noticiados acidentes provocados por automobilistas que circulam em vias, em contramão.
Factos que por vezes são difíceis de explicar, ou pela desatenção por parte destes, ou a má sinalização, ou até mesmo, (e aí mais grave), propositadamente, pura e simplesmente pela sensação da adrenalina, que daí possa advir.
De lamentar, o caso ocorrido, ontem na A4, zona de Valongo que, originou a morte de um individuou de 79 anos, que ao embater, em contramão, de frente com outro veiculo, resultando ainda dois feridos graves e quatro ligeiros.
Que fazer perante situações destas? Sensibilizar mais os automobilistas? Sinalizar melhor as estradas em vias de sentido único? Exames mais frequentes para a terceira idade? Enfim um vasto leque de perguntas que poderemos deixar a pairar no ar.

sábado, março 11, 2006

RTP Memória - Porque sim!


Devo dizer que não sou muito dado “a revisões de matéria dada”, mas sim acho que a RTP memória faz sentido. De vez em quando ao final da tarde, e já que nos canais generalistas é praticamente só telenovelas, dou por mim a ver a “Missão Impossível”! Vi também recentemente, um concerto de Mafalda Veiga de 1990 em Lisboa! E como as suas músicas continuam a fazer sentido hoje cá vai uma para ser cantada e não lida!

Fragilidade
Talvez pudesse o tempo parar
Quando tudo em nós se precipita
Quando a vida nos desgarra os sentidos
E não espera, ai quem dera
Houvesse um canto para se ficar
Longe da guerra feroz que nos domina
Se o amor fosse um lugar a salvo
Sem medos, sem fragilidades
Tão bom pudesse o tempo parar
E voltar-se a preencher o vazio
É tão duro aprender que na vida
Nada se repete, nada se promete
E é tudo tão fugaz e tão breve
Tão bom pudesse o tempo parar
E encharcar-me de azul e de longe
Acalmar a raiva aflita da vertigem
Sentir o teu abraço e poder ficar
É tudo tão fugaz e tão breve
Como os reflexos da lua no rio
Tudo aquilo que se agarra já fugiu
É tudo tão fugaz e tão breve.
Mafalda Veiga

sexta-feira, março 10, 2006

Fantástico

Muitas vezes somos surpreendidos pela positiva, sem que estejamos á espera. Pode ser em qualquer parte do globo, ao virar de uma esquina ou até mesmo ao sairmos de casa. Eu defino estas situações como uma forma “arte”, uma forma de expressão cultural, e em muitos casos uma forma de se ganhar a vida; embora por vezes seja incompreendida e até mesmo criticada pela maior parte das pessoas. Eles são saltimbancos, homens/mulheres estátua, malabaristas, pintores, músicos etc.
Daí querer compartilhar convosco este vídeo que me enviaram via e-mail, que eu acho fantástico e divertido.

Veja Aqui o Vídeo

Casa Pia/Envelope9: Juiz suspende abertura de computadores prevista para 2ªfeira

Lisboa, 10 Mar (Lusa) - O juiz de instrução criminal Alfredo Costa suspendeu quinta-feira a abertura dos computadores dos dois jornalistas do jornal "24 Horas" que denunciaram a existência de telefones de altas figuras do Estado num envelope apenso ao processo Casa Pia.
Fonte ligada ao processo adiantou à Agência Lusa que a abertura dos computadores estava marcada para a próxima segunda-feira e que a decisão do juiz surge depois de fazer subir ao Tribunal da Relação de Lisboa o incidente suscitado pela defesa dos jornalistas Joaquim Eduardo Oliveira e Jorge Van Krieken para impedir o acesso aos dados do computador.
Relativamente a este caso, que ficou conhecido como "Envelope 9", o juiz de instrução criminal suspendeu a abertura dos computadores, mas estes continuam à guarda do tribunal e selados até haver uma decisão da Relação de Lisboa sobre esta matéria, acrescentou a fonte.
Face ao incidente suscitado pelos dois jornalistas, a Relação terá que decidir se o crime em causa - acesso indevido de dados pessoais - é passível de permitir a abertura dos computadores, o que, no entender dos visados, constituiria uma violação do segredo profissional.
No incidente, o advogado Barros Figueiredo considera que qualquer decisão sobre a violação do segredo profissional dos jornalistas só pode ser tomada por um tribunal de segunda instância (superior) e após prévia consulta do Sindicato dos Jornalistas.
O processo contra os jornalistas foi instaurado há cerca de dois meses, quando o 24 Horas denunciou a existência de registos telefónicos de altas figuras do Estado, entre os quais o Presidente da República, num envelope apenso ao processo de pedofilia da Casa Pia de Lisboa.
O caso do "envelope 9" foi divulgado dia 13 de Janeiro passado pelo 24Horas, tendo motivado uma busca da Policia Judiciária à redacção do matutino e à casa do jornalista Jorge Van Krieken, no distrito de Portalegre, onde foram apreendidos computadores dos jornalistas, entre outro material.
Jorge Van Krieken e Joaquim Eduardo Oliveira, autores da primeira notícia do "24horas" sobre a matéria, foram constituídos arguidos no processo.
A busca ao jornal "24horas", realizada a 15 de Fevereiro pela PJ sob a direcção do Ministério Público (MP), por suspeita de "acesso indevido a dados pessoais", foi o primeiro acto público do inquérito pedido há um mês pelo Procurador-Geral da República, Souto Moura, sobre o caso do "Envelope 9".

ARA/FC.
Lusa/Fim

quinta-feira, março 09, 2006

Já lá vão uns aninhos…


Sua Excelência o Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva.
SLB SLB! GLORIOSO SLB!

quarta-feira, março 08, 2006

Como hoje é o Dia da Mulher aqui fica um Poema…


















Sabor a Mar, Sabor a Terra
Força de Vencer
Com Amor esta Guerra
E nada a faz Tremer

Nem o Medo, Nem o Frio
Nem o Ódio desta Paz
Lhe provoca Calafrio
Porque Já mais ninguém Faz…

Ninguém Faz…o que Deve
E o que Faz não Verga
Quem tanto se lhe Pede
E a quem tanto se Nega

Desde o Pão à Liberdade
À Justiça e ao Respeito
Amor e Verdade
És Mulher de Pleno Direito


Autor: F.Pinho

Fame

È muito vulgar, hoje em dia, procurar-se protagonismo, fama…As formas são muitas, e a imaginação tem de ser muito fértil, dar nas vistas e ser “falado/a”, por vezes projecta o ser para as luzes da ribalta, embora já lá se esteja! Caso protagonizado por uma das minhas paixões de adolescente, Sophie Marceau.

Veja o Vídeo Aqui

terça-feira, março 07, 2006

As coisas perfeitas

Gosto mais das coisas imperfeitas, fazem-me ir ao fundo do meu ser, fazem-me sentir mais humano. Não gosto do plástico que tomou a vida, não gosto das coisas fáceis, não gosto de pessoas perfeitas…Gosto de olhar para alguém que eu ache bonita por ser quem é, por me fazer sentir bem, a quem eu possa dar um sorriso, fazer um carinho, sem medos. Não gosto de me ver a seguir os ícones da beleza americana, do “mainstream”. Mas fico encantado com as grandes Divas, que me fazem sonhar acordado.Também me sei olhar ao espelho, e gosto de mim quando sou surpreendido e não quando tenho que me “arranjar” propositadamente, pois acho que é encenação a mais… Sou uma pessoa simples, mas com gostos requintados, e o mais importante de tudo! Feliz à minha maneira…

segunda-feira, março 06, 2006

Sabores do Toiro Bravo















E assim se realizou mais uma edição de “Sabores do Toiro Bravo”; centenas de pessoas aderiram ao convite, na tentativa de realizar uma pega de caras… no prato. De salientar que todas as pegas foram consumadas à primeira tentativa! E aqui ficam expressos os parabéns à organização e a todos os restaurantes que participaram neste evento, que mais uma vez nos deliciaram com todas as suas iguarias. De facto, e na nossa opinião o recinto é o ideal para a realização de certames deste tipo, facto negativo o espaço não ser o suficiente para participação de mais restaurantes, e a animação junto das mesas ter ficado um pouco aquém das edições anteriores.
Mas o balanço é bastante positivo, e vamos aguardar pela quarta edição!
Um bem-haja a todos.

sábado, março 04, 2006

Inauguração Oficial da casa do Benfica


Luís Filipe Vieira inaugurou, hoje sábado, dia 4 de Março, a Casa do Benfica de Coruche. A comitiva oficial chegou à Câmara Municipal por volta do meio-dia. Realizando-se uma recepção, em sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho, ao Presidente do SLB, Luís Filipe Vieira, e restante comitiva, pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Dr. Dionísio Mendes. Pelas 12h30 procedeu-se à realização da inauguração Oficial da Casa do Benfica em Coruche, seguida de um almoço de confraternização no Restaurante Alcorucen, de salientar a ausência de Dionísio Mendes, não se sabe bem porquê, talvez pelo facto de ser simpatizante de um outro clube desportivo…

sexta-feira, março 03, 2006

Mais um Blog nascido no concelho de Coruche, no endereço:
www.chaletsorraia.blogspot.com
Bem-vindo!

quinta-feira, março 02, 2006

Uma verdadeira história de amor

Nos dias em que correm, cada vez mais se torna difícil encontrar a cara-metade, a chamada (alma gémea). Por vezes a incompreensão, o stress e até mesmo a indiferença no assumir uma determinada relação afasta a possibilidade de se ter alguém que na realidade nos merece e que nos compreende na perfeita plenitude.
Poderá ver aqui uma verdadeira história de amor! O carregamento do ficheiro poderá demorar algum tempo em virtude de ser extenso, mas valará a pena esperar!

Sexta-Feira 13


Musical de homenagem ao grupo de Rock, Xutos e Pontapés, que são os autores da música do espectáculo e que se estrearam no mundo da música numa sexta-feira 13 (em 1979). Uma história de juventude, amizade, amor e alguns sonhos desfeitos para ver a desde ontem na Toyotabox, em Lisboa.
Num Portugal dos anos 80, onde impera o lema "sexo, drogas e rock and roll", quatro amigos vivem a vida intensamente. Apenas dois acabam por resistir: um pela namorada e outro porque sempre achou que a esperança era a última a morrer.
Para quem gosta de Xutos e de musicais, tem aqui um espectáculo musical realizado ao mais alto nível.

Direcção Musical de Renato Júnior
Encenação de António Feio

quarta-feira, março 01, 2006

Fábrica de rações instala-se em Coruche

Uma empresa de transformação de subprodutos de origem animal em rações para animais domésticos vai instalar em Coruche uma nova unidade industrial.
Segundo nota da Câmara de Coruche, a empresa Abapor Lda. deverá criar 20 a 30 postos de trabalho na localidade de Olheiros, freguesia de S. José da Lamarosa, estando já a decorrer os trabalhos iniciais de construção.
A empresa está no mercado há mais de dez anos, exporta cerca de 98 por cento da sua produção para a Europa, e possui actualmente uma unidade na Venda do Pinheiro “que está em ponto de ruptura”, pode ler-se.
A empresa decidiu avançar para o concelho de Coruche, aproveitando também o facto de ter entrado para o grupo ITS Marques, de transformação de subprodutos animais, também com uma unidade a laborar na Lamarosa.
A autarquia coruchense “congratula-se” pelo investimento efectuado, que também irá estender os seus benefícios às empresas que vão executar serviços ou vender bens à nova unidade fabril.
Para breve, anuncia a câmara, prevê-se a instalação de uma nova superfície comercial de média dimensão do grupo Jerónimo Martins (Pingo Doce) e uma unidade de engarrafamento de água do grupo Nestlé.
O Mirante On-Line